crise, para crianças

Para miúdos de esquerda

> "As abelhas perceberam que quanto mais mel davam aos ursos mais mel eles comiam. E quanto mais mel comiam, mais mel desejavam".
(...)

> "Viviam rodeadas de ursos gordos, que estavam convencidos de que aquela cascata de mel nunca iria acabar".
(...)

> "O tempo passou, as abelhas faziam cada vez mais mel e os ursos comiam cada vez mais. Não paravam de engordar. As abelhas tinham empurrado os pobres ursos para aquilo a que as pessoas grandes chamam ‘um beco sem saída'".
(..)

> "Alguns animais que se diziam amigos dos ursos emprestaram-lhes comida, mas exigiram em troca quase tanto como as abelhas".


Para miúdos de direita

> "Mas um dia tudo mudou. Alguns animais mostraram ao urso um lugar da floresta onde só entravam bichos muito especiais. E disseram-lhe que ali ele poderia comer todo o mel que quisesse."
(...)

> "De repente, tinha uma barriga gigantesca e já mal se conseguia mexer. Foi então que as abelhas começaram a ficar assustadas: elas perceberam que corriam o risco de morrerem esmagadas se o urso lhes caísse em cima. E decidiram cortar no mel".
(...)

> "O urso só não morreu de fome porque pediu ajuda a animais amigos, que lhe emprestaram alguma comida. Com uma condição: que o urso começasse de imediato uma terrível dieta para perder a enorme barriga em tempo recorde".