Os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar, no próximo fim-de-semana, à generosidade do público em mais uma campanha de recolha de alimentos. A solidariedade sempre renovada dos portugueses volta a ser posta à prova num momento de particular dificuldade e necessidade: nunca como agora fez tanto sentido a ideia de que é possível fazer a diferença apenas com um pequeno gesto.
Produto da campanha distribuído localmente
A campanha decorre nos moldes tradicionais durante o fim-de-semana de 28 e 29 de Novembro: voluntários dos Bancos Alimentares Contra a Fome, devidamente identificados, solicitam a participação do público à entrada dos estabelecimentos comerciais. Para participar nesta campanha, basta aceitar um saco do Banco Alimentar e nele colocar bens alimentares para partilhar com quem mais precisa. São privilegiados os produtos não perecíveis, tais como leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, bolachas, massas, óleo, etc.
A campanha mobilizará mais de 25.000 pessoas que, a título voluntário, recolhem as contribuições efectuadas nos estabelecimentos comerciais, as transportam e arrumam nos armazéns dos quinze Bancos Alimentares em actividade.
O produto da campanha, ainda com recurso ao voluntariado, será distribuído de imediato localmente a pessoas com carências alimentares comprovadas através de mais de 1.650 Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano por voluntários visitadores.
Este modelo de intervenção permite assim uma grande proximidade entre quem dá e quem recebe e possibilita o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social que vai para além do mero assistencialismo.
Dados mais relevantes
- Campanha "Saco" nos dias 28 e 29 de Novembro em 1.633 estabelecimentos comerciais com a adesão de 25 mil voluntários;
- Campanha "Ajuda Vale" de 28 de Novembro a 6 de Dezembro com entrega de vales que representam produtos em todas as lojas das cadeias Dia⁄Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo⁄Pão de Açúcar, Lidl, Modelo⁄Continente⁄Bonjour, Pingo Doce e Feira Nova;
- Possibilidade de contribuição na rede de lojas Payshop (3.300 lojas espalhadas por todo o país) fazendo uma doação em dinheiro que será convertida em leite e dará lugar à emissão de recibo;
- Mais de 267 mil pessoas carenciadas apoiadas através de 1.659 instituições em 17 regiões do país, muitas das quais se encontram privadas de outro tipo de alimentação;
- 17.500 toneladas de alimentos distribuídos em 2008, que equivalem a uma média diária de 69,6 toneladas por dia útil.
+info: www.bancoalimentar.pt